Conheça alguns termos utilizados em novas tecnologias e seus significados
Advergame - (fusão das palavras inglesas Advertise = propaganda e videogame = jogo eletrônico ou simplesmente game = jogo). Nome dado a estratégia de comunicação mercadológica que usa jogos, em particular os eletrônicos, como ferramentas para divulgar e promover marcas, produtos, organizações e/ou pontos de vista
Podcasting - É uma forma de publicação de programas de áudio, vídeo e/ou fotos pela Internet que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - um aparelho que toca arquivos digitais em MP3/MP4 - e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê).
Sampler - É um equipamento que consegue armazenar sons numa memória digital e reproduzi-los posteriormente. É um dos grandes responsáveis pela revolução da música eletrônica pois através dele e usando ciclos (loops em inglês), pode-se manipular os sons para criar novas e complexas melodias ou efeitos. Como instrumento musical é usado em vários gêneros musicais, como o hip-hop, dance music e música experimental.
Outernet - É um veículo de comunicação que transforma a internet em mídia de massa, oferece características únicas de abrangência e qualificação tailor made e garante atenção total dos "elespectadores" em função do ambiente recluso e do conteúdo útil e interessante. A outernet está sempre instalada em locais de espera forçada e tem o efeito de chamar a atenção de uma audiência cativa, sendo assim, é possível reduzir a tensão da espera e transformar o tempo ocioso em tempo útil, interessante e divertido para todos. A outernet alivia a interrupção forçada pela espera até chegar no caixa do banco ou no andar do prédio, por exemplo.
Widget - É um termo sem tradução que designa componentes de interface gráfica com o usuário (GUI). Qualquer item de uma interface gráfica é chamada de widget, por exemplo: janelas, botões, menus e itens de menus, ícones, barras de rolagem, etc.
Animação - Processo no qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado por computação gráfica ou por fotografia de uma imagem desenhada repetidamente, com pequenas mudanças que imitam o movimento. Quando ligadas entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa da persistência de visão). O desenvolvimento da animação digital aumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas.
Animação digital - Arte de criar imagens em movimento utilizando computadores. É um subcampo da computação gráfica e da animação. O destino da animação gráfica é, muitas vezes o próprio computador ou outro meio, como filmes para propaganda e cinema.
Claymation - técnica de animação (stop motion) baseada em modelos de barro ou material similar.
Computação gráfica - área da computação destinada à geração de imagens em geral (em forma de representação de dados e informação ou em forma de recriação do mundo real). Possui uma infinidade de aplicações para diversas áreas, desde a própria informática, ao produzir interfaces gráficas para software, sistemas operacionais e sites na Internet, quanto para produzir animações e jogos.
Fotograma - cada uma das imagens de um filme. Projetadas a uma freqüência de 24 por segundo, produzem a ilusão de movimento. Isto se deve à incapacidade do cérebro de processar as imagens enviadas pelo nervo ótico como fotografias separadas, quando dispostas seqüencialmente. Esta persistência na visão faz com que o cérebro mescle as imagens seguidas, dando a sensação de movimento natural.
Frame - conjunto de quadros (imagens) que formam um filme por inteiro.
Stop motion - modalidade de animação que utiliza modelos reais em diversos materiais. Dentre os mais comuns estão a massa de modelar. Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Tim Burton. A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit são exemplos de filmes em stop motion. São várias as vertentes do cinema criado com esta ideologia, principalmente na área de animação.
Texto da Cris Quirino pras Zinemas 3 e 4
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário